Assinatura RSS

Arte que desconnhecia

O que é uma paisagem para vocês? Se me perguntassem isso a algumas hora atrás creio que não saberia responder com a mesma intensidade que responderia uma pergunta sobre política, tecnologia ou ética.

Hoje fiz algo que ainda não tinha feito mesmo morando aqui há 10 anos. Cheguei em casa mais cedo e resolvi dissolver essa hora de chegada precoce com a natureza, ou parte dela. Passei pelo quarto dos meus pais, abri a grande porta de vidro e bingo, aqui estou eu escrevendo direto da minha agora tão querida varanda.

A vista daqui de cima é magnífica, tenho uma visão superior do wal mart ao longo da esquerda e ao deslizar meus olhos pela paisagem em movimento, consigo ver prédios residenciais enormes que agora tampam a visão de uma favela que costumava estar alí, logo a oeste. Em contínuo deslize ocular, posso ver uma empresa de ônibus e parte do estoque automobilístico da VolksWagen logo ao lado enquanto um pássaro passa perto do meu telhado cantando para quem quiser ouvir. E na extrema direita é possível ver ao fundo a gigantesca favela do Selecta com seu enorme galpão das Casas Bahia logo em frente.

Não sei o que me trás a sensação de natureza nesses lugares, talvez sejam os enormes pinheiros do motel que se encontra ao lado do meu condomínio ou talvez o campo aberto na curva da saída KM23 da Anchieta, talvez possa ser as grandes árvores que rodeiam o pátio de carros, ou até mesmo o verde dos altos morros que consigo ver bem ao fundo de toda essa prova de urbanização.

É pouca, mas ainda se encontra natureza em meio de tantos carros, monóxido de carbono e cimento. São essas pequenas oportunidades que me fazem pensar melhor sobre o mundo, talvez ele até tenha uma salvação que envolva a natureza e o progresso, juntos, num só potencial.

Mas lembrem-se, talvez e somente talvez.

Deixe um comentário

